terça-feira, 3 de junho de 2008

1º Colegial: Última aula sobre o Humanismo

Humanismo Em Portugal
Fernão Lopes

-Guarda-Mor da Torre do Tombo, 1418.

-Cronista-Mor em 1434, (pesquisa e investigação).


No mesmo contexto

-Surgimento do absolutismo.

-O princípio das “Grandes Navegações”.

-O engatinhar do Mercantilismo.

Poesia Palaciana
Garcia Resende

-Organizou: “Cancioneiro Geral” – 1516

-Com isso a poesia separou-se da música,
passando a ser falada.

-Amadurecimento formal.

-Metrificação...


Metrificação ou escansão
-Divisão das sílabas poéticas:

“Catarina é mais fermosa
para mim que a luz do dia”. Camões

Sílabas Gramaticais
Ca/ta/ri/na/ é /mais/ fer/mo/sa
1 2 3 4 5 6 7 8 9
pa/ra/ mim/ que/ a/ luz/ do/ di/a
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Sílabas Poéticas
Ca/ta/ri/na é/ mais/ fer/mo/sa Redondilho maior (medida velha)
1 2 3 4 5 6 7
pa/ra/ mim/ que a/ luz/ do/ di/a
1 2 3 4 5 6 7
Gil Vicente

-Embora as datas sejam incertas, considera-se que Gil Vicente tenha nascido em 1465 e morrido em 1536.

-Teatrólogo – “pai do teatro português”

-1° peça: “Auto da Visitação” ou “Monólogo do vaqueiro”

Modalidade do textos dramáticos
Mistérios: Encenação de trechos bíblicos. Natal e a Paixão de Cristo.

Milagres: relatos da vida de santos ou da Virgem Maria.

Autos pastoris ou éclogas: encenava diálogos simples entre pastores

ØMoralidade: busca por um enriquecimento moral do público. Trilogia das Barcas (Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória).

ØFarsas: comédia popular de conteúdo crítico ou satírico. Farsa de Inês Pereira
IN ILLO TEMPORE…
• IN ILLO TEMPORE…
• - Teatro vem de Theatron (grego) – significa “o que se vê”;
• - Tem origem na Grécia;
• - O Homem sentiu a necessidade de exteriorizar os seus sentimentos e as suas sensações;
• - Assim, nasceram os atos lúdicos, a dança e mais tarde o que chamamos teatro;
• - Começou por ser a narração de lendas ligadas aos deuses da mitologia grega;
• - Na Grécia e em Roma antigas, os escritores produziam tragédias e comédias.

TEATRO VICENTINO
• - Acabamento estético;
• - Deu consistência literária às representações teatrais que sempre existiram;
• - Peças que eram representadas em salões;
• - Peças que serviam para festejar determinados eventos:
• - nascimentos / casamentos;- partidas / chegadas do rei etc.

• AUTO é
• - Designação genérica das peças de Gil Vicente;- São peças de gosto tradicional que podem ser:
• - de assunto religioso ou profano; - sério ou cômico; - divididos por atos e cenas.
• Em 1562, Luis Vicente divide a obra de seu pai em:
• MORALIDADESPeças alegóricas de cunho religioso que podem conter elementos da Bíblia;
• FARSASCom tipos e ambientes da sociedade da época e com intuitos satíricos;
• COMÉDIAS E TRAGICOMÉDIASCom temas profanos e de grande espetáculo, representadas em ocasiões festivas da corte.
RIDENDO CASTIGAT MORES

• A rir se corrigem os costumes
• - Gil Vicente (dramaturgo satírico) utiliza vários processos geradores do riso na sua crítica social (SÁTIRA);
• - Criticar, provocando o riso nos espectadores, não só era mais divertido e adequado à função lúdica que o teatro vicentino tinha, como também permitia que a crítica fosse mais facilmente aceita.
PROCESSOS UTILIZADOS:
. CÔMICO
- algo que resulta de uma coincidência, um contraste, um desajuste, seja comportamental ou situacional
a) Cômico de situação
- resultado da própria situação, das circunstâncias criadas pelas personagens); b) Cômico de caráter
- resulta do temperamento, da maneira de ser ou estar, da personalidade;
c) CÔMICO DE LINGUAGEM
- resulta do uso de vários recursos lingüísticos que têm como função provocar o riso
Por exemplo:
- Uso de calão- Diferentes registros da língua- Ironia- Jogo de palavras- Pragas, rezas, provérbios- Latim macarrônico

2. IRONIA
- recurso muito utilizado por Gil Vicente;- dizer o contrário do que se pensa, usando uma entoação que o dê a entender.
3. TIPOS
- personagens-tipo que representam uma classe, uma profissão, uma idade;
- personagens detentoras de características atribuíveis ao grupo social, profissional ou etário a que pertencem, sem densidade psicológica e interior que poderia fazer delas casos únicos e singulares.

O teatro de Gil Vicente é de natureza e alcance social,logo NÃO visa criticar indivíduos determinados,MAS instituições, classes ou grupos sociais,por isso é que ele utiliza as personagens-tipo.

Nenhum comentário: