domingo, 22 de junho de 2008

1 Colegial- Os Lusiadas

O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
• Classicismo
* Retomada dos modelos greco-latinos (harmonia, proporção, equilíbrio)
* Modelos Literários: Homero (Ilíada; Odisséia)
Virgílio (Eneida)
* Epopéia – narrativa de feitos heróicos
âA viagem de Vasco da Gama às Índias (1497-1498)
* Presença da mitologia: Júpiter ; Vênus; Marte; Baco.


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
2. Estrutura Poética
* Versos Decassílabos (dez sílabas poéticas)
* Oitava Rima (ABABABCC)
* DEZ Cantos


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
3. Estrutura Narrativa
A) Proposição (estrofes 1 a 3; canto I)
B) Invocação (4 e 5; I)
C) Dedicatória (6 a 18; I)
D) Narração (estrofe 19, canto I; estrofe 144, canto X)
E) Epílogo (estrofes 145 a 156, canto X)


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
4. O Narrador
* Cantos I e II: Camões
*Cantos III, IV e V: Vasco da Gama
* Canto VI: Fernão Veloso
* Canto VII: Camões
* Canto VIII: Paulo da Gama
* Cantos IX e X: Camões


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
5. A obra – A narrativa
Canto I
- * Proposição (cantar os feitos portugueses - a saga de Vasco da Gama) (1-3)
- *Invocação às ninfas do Tejo (4-5)
- * Dedicatória a Dom Sebastião Menino (6-18)
- * Concílio dos deuses do Olimpo (20-41)
- * Chegada a Moçambique. Vasco é atacado pelo Mouro, inspirado por Baco, por ser Cristão. (42-94)
- * O falso piloto. Vasco, com os outros portugueses, triunfa e aceita como piloto o mouro que recebera a incumbência de os aniquilar. Vênus afasta a armada da costa de Quíloa. Novas tentativas do mouro e nova intervenção de Vênus.Chegada a Mombaça.. (95-104)
- * Meditação moral do poeta (105-106)


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
5. A obra – A narrativa
Canto II
- * Chegada a Mombaça, onde Baco queria aniquilar os portugueses. Fingindo ser sacerdote, Baco dá informações falsas aos dois portugueses que desembarcam.Vênus e as Nereidas impedem a entrada da nau capitania no porto. (1-32)
- * Vênus sobe ao Olimpo e queixa-se a Júpiter, que envia Mercúrio para preparar a recepção em Melinde e inspirar Gama.(33-63)
- * Chegada a Melinde e pedido do Rei de Melinde a Vasco da Gama.. (64-113)
O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
5. A obra – A narrativa
Canto III
* Invocação à Calíope (1 e 2)
* Vasco da Gama conta ao Rei de Melinde a História de Portugal (21-117)
* De Luso a Viriato (chefe da resistência dos lusitanos por ocasião da conquista romana da Espanha);
* Conde D. Henrique (tornou-se conde de Portugal em 1095 pelo casamento com a princesa de Leão);
* D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal, 1111-1185, notável por suas conquistas);
* D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III;


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
5. A obra – A narrativa
Canto III
* D. Dinis (1261-1325, o rei humanista, trovador e criador da Universidade);
* D. Afonso IV(episódio de Inês de Castro); (118-135)
* D. Pedro I (o cruel, o justiceiro -1357-1367-); (136 –137)
* D. Fernando. (138-143)
Canto IV
* D. João I (Fundador da dinastia de Avis, vencedor de Aljubarrota (1385); (1-93)
* D. Duarte, D. Afonso V, D. João II; (1-93)
* D. Manuel I (episódio do Velho do Restelo). (94-104)


O RENASCIMENTO PORTUGUÊS: CAMÕES – Os Lusíadas (1572)
5. A obra – A narrativa
Canto V
* Gama conta a largada de Lisboa. (1-3)
* A viagem pela costa ocidental da África(4-30)
* Veloso (30-36)
* Cabo das Tormentas – o Gigante Adamastor (37-60)
* Navegação até Melinde.(61-85)
* Elogios, pelo Gama, da tenacidade portuguesa. (86-91)
* Poeta coloca-se contra os portugueses, seus contemporâneos, por não valorizarem a poesia e a técnica que lhe corresponde.(92-100)

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