segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

1º e 3º Colegial CECI - Introdução à Literatura

ENSINO MÉDIO – AULA 1: TEORIA LITERÁRIA

NOÇÕES BÁSICAS:
O QUE É LITERATURA?
“Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles,séc.IV a.c.)
Assim:
• Literatura como imitação da realidade;
• Manifestação artística;
• A palavra como matéria-prima;
• Manifestação da expressividade humana.
FUNÇÕES DA LITERATURA:
• Função evasiva – fuga da realidade;
• Função lúdica – jogo de experiências sonoras e de relações surpreendentes;
• Função de “Arte pela arte” – descompromissada das lutas sociais (Parnasianismo)
• Função de literatura “engajada” – comprometida com a defesa de certas idéias políticas.
Nosso interesse está na literatura dita “canonizada” – conj. de obras escritas e aceitas como artisticamente valiosas e representativas de nossa herança cultural.
Ex. “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Vidas secas”, de Graciliano Ramos; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, dentre outras.

LITERATURA É A ARTE DA LINGUAGEM ESCRITA, QUE EXPLORA TODAS AS POTENCIALIDADES DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO E É CAPAZ DE TRANSPOR LIMITES DE TEMPO E ESPAÇO.

DIFERENÇAS ENTRE UM TEXTO LITERÁRIO E UM NÃO-LITERÁRIO:

Texto Literário:

· ênfase na expressão;
· linguagem conotativa;
· linguagem mais pessoal, emotiva;
· recriação da realidade;
· ambigüidade – recurso criativo.
Texto não-literário:

• ênfase no conteúdo;
• linguagem denotativa;
• linguagem mais impessoal;
• realidade apenas traduzida;
• Normalmente sem ambigüidade ou duplas interpretações.

Quanto à disposição gráfica, um texto literário pode ser:
Prosa: em linhas “corridas”.
Poesia (verso): a cada linha dá-se o nome de verso e ao conjunto deles, estrofe.

Estilo individual: é o estilo único de determinado escritor, ou seja, sua visão única e modo próprio de criação literária.

Estilo de época: características comuns em obras de autores diferentes,mas contemporâneos. Ex. embora Bernardo Guimarães e José de Alencar tenham estilos diferentes, ambos pertencem ao Romantismo.

Escolas literárias: (ou estilos de época)
• Quinhentismo – (1500 – 1601)
• Barroco – (1601 – 1768)
• Arcadismo – (1768 – 1836)
• Romantismo – (1836 – 1881)
• Realismo/Naturalismo/Parnasianismo – ( 1881 – 1922)
• Simbolismo – (1893 – 1922)
• Pré-modernismo – (1902 – 1922)
• 1ª ger. Modernista – (1922 – 1930)
• 2ª ger. Modernista – (1930 – 1945)
• 3ª ger. Modernista – (1945 – 1960)
• Literatura contemporânea – (1960 – até nossos dias)

GÊNEROS LITERÁRIOS:

Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com a sua visão da realidade e o público a que se destinam.

Lírico: sentimental, poético.
Épico: narrativo.
Dramático: teatro.

GÊNERO LÍRICO: é a manifestação literária em que predominam os aspectos subjetivos do autor. É, em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um interlocutor particular (amigo, amante, fantasia, elemento da natureza, Deus...)

Não confundir “eu-lírico” com o autor. O “eu-lírico” ou “eu-poético” é uma espécie de personalidade poética criada pelo autor que dá vazão a sensações e/ou impressões.

ELEMENTOS DA VERSIFICAÇÃO: Elementos técnicos que auxiliam a leitura, a interpretação e a análise de textos poéticos.
Verso e Estrofe:
Cada linha = verso Conjunto de versos = estrofe

Classificação das estrofes:
• Dísticos = 2 versos
• Tercetos = estrofes com 3 versos
• Quartetos = 4 versos
• Oitavas = 8 versos
• Décimas = 10 versos
• Soneto: composição poética de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos

Rimas: coincidência de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos.
Classificação das rimas:
• Quanto à categoria gramatical:

POBRES: as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical.

Exemplo: ........................situado (adjetivo)
........................cresce (verbo)
........................parece (verbo)
........................quebrado (adjetivo)
RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas.

Exemplo: .....................arde (verbo)
.....................distante (advérbio)
.....................diamante (substantivo)
.....................tarde (substantivo)


• Quanto à disposição ao longo do poema:

ALTERNADAS ou CRUZADAS:

Incendeia A
Coração B
Passeia A
Canção B

PARALELAS ou EMPARELHADAS

Aniquilar A
Olhar A
Montanhas B
Entranhas B

INTERPOLADAS ou OPOSTAS

Espelho A
Disfarce
Disfarçar-se
Conselho? A

Versos brancos são os que não apresentam rima.

Métrica: É o número de sílabas poéticas do verso.
Na contagem das sílabas métricas (escansão), observam-se, geralmente, as seguintes normas:
• A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo;
• Faz-se a contagem de sílabas até a sílaba tônica da última palavra;
• Acomodar as sílabas seguindo a entonação. Elisão = supressão de sons ou a sinalefa = acomodação de vários sons a uma única sílaba métrica).
• Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma sílaba métrica;
• Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra começa por vogal, unem-se esses fonemas numa única sílaba métrica.

Pentassílabos ou redondilha menor (5 sílabas)

Heptassílabos ou redondilha maior (7 sílabas)
Eneassílabos = 9 sílabas
Dodecassílabo ou alexandrino: 12 sílabas poéticas
Versos livres são os que não apresentam métrica regular.

Ritmo: a musicalidade implícita ou explícita no poema.

GÊNERO DRAMÁTICO: textos para serem representados no palco.
• Tragédia: fato trágico que provoca reação de medo ou compaixão. Ex. “Édipo Rei”, de Sófocles.
• Comédia: satirização dos costumes sociais. Ex. “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade.
• Drama: envolve a tragédia e a comédia. Ex. “Eles não usam black-tie”, de G. Guarnieri.
• Farsa: pequena peça que critica a sociedade e seus costumes. Ex. A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente.
• Auto: peça breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente.

Nenhum comentário: